26.1.13

Sufixos Japoneses


konnichiwa ! Minna-Sama !
Hoje eu vim tratar com vocês de um assunto muito legal , os Sufixos Japoneses ( Kun , San , Chan , Dono etc.) , algumas pessoas os usam sem nem saber os significados , as vezes pode ate chegar a ofender alguém ! , bom , vamos ficar por dentro desse assunto ? Confira >>
Sufixos Comuns :

San
San  é o mais comum de todos e, provavelmente, o mais conhecido fora do Japão. É usado para referir-se a alguém de mesma hierarquia, quer etária, quer profissional. Aplica-se tanto a homens como a mulheres, e a tradução mais próxima ao português é senhor e senhora. Sempre se utiliza na segunda ou terceira pessoa.
Caso se desconheça o nome e o sobrenome da pessoa que exerça uma profissão, san também poderia ser empregado.
Por exemplo, um Jornaleiro seria chamado de Jornaleiro-San.
Outro uso do título ocorre quando um integrante de uma entidade refere-se a outra entidade.
Por exemplo, o gerente de uma empresa que quisesse falar sobre outra empresa, EX :S.O. , poderia mencioná-la como S.O.-san.

Kun
O sufixo ,é bastante utilizado na relação "superior falando com um inferior" para se referir ao inferior,também é utilizado entre jovens quando existe alguma intimidade. é geralmente usado para nomes masculinos.

Chan
Emprega-se Chan para demonstrar informalidade, confiança, afinidade ou segurança com a outra pessoa, não obrigatoriamente do sexo feminino. Para acentuar a informalidade, pode-se atribuir chan à inicial da outra pessoa.
Por exemplo, uma mulher chamada Sakura pode ser chamada de S-chan por alguém próximo a ela.

Senpai e kohai
Senpai  é o sufixo para tratar colegas mais velhos ou figuras mentoras. Aplica-se a estudantes mais velhos de escolas, a atletas mais experientes, etc.
Kohai  é o contrário de senpai, usado para referir-se aos mais jovens. Porém, não é normal tratar alguém diretamente com este sufixo, pois seria rude. Ao invés de kohai, é preferível kun.

Sama
Sama  é a versão formal de san, sendo utilizado para tratar pessoas de altíssima posição ou importância, como imperadores e deuses. A imprensa japonesa costuma mencionar as mulheres da família imperial japonesa com este tratamento (Lipe-Sama, por exemplo). Os cristãos japoneses, ao rezarem, chamam Deus de Kami-sama e Jesus de Iesu-sama.
Na comunicação dentro do comércio, é comum ouvir o-kyaku-sama (senhor cliente) de vendedores que querem demonstrar respeito e deferência.
Dono
 Dono quando anexado a um nome, significam "lorde" ou "mestre". São títulos que já não são usados atualmente, embora sejam utilizados, por vezes, em algumas correspondências de negócios. Também se podem ver escritos em diplomas, prêmios e correspondência escrita em cerimônias de chá. Dono e Tono são mais comuns no anime e/ou manga, especialmente naqueles que decorrem em períodos antigos, podendo apresentar um significado de submissão (para mostrar respeito profundo por um "mestre" ou "lorde") ou de igualdade (quando uma pessoa importante se dirige, com grande respeito, a outra do mesmo estatuto, elevando o interlocutor relativamente ao locutor).


8 comentários:

  1. Muito legal o seu post! :3
    Um erro muito comum das pessoas é usar os sufixos quando vai se apresentar. Faz você parecer tonto. e _ e~

    Até mais!
    http://otometeatime.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca vou decorar isso \oo/
    Só sei que chamavam o Luffy de "Luffy-chan", eu acho tão fofinho >< /Tudo que tem "Luffy" é perfeito, prfv u-u
    Talvez eu te chame de Téo-chan, ou não, espere sentado u-u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ashuashuashuashuashu Teo-Chan (para os q n entenden meu nome e Felipe , mas me chaman de Teobaldo n sei pq) LOOL

      Excluir
  3. Wow,que legal não sabia ç.ç

    World Of Tutos.

    ResponderExcluir
  4. Vc esqueceu de dizer que "CHAN" é um sufixo de "diminutivo", esqueceu? e ninguém falou que deveria ser pra feminino, é pra qualquer um. kakaka

    ResponderExcluir
  5. Prettу section of сontent. I ϳust
    ѕtumbled upon youг blog аnd in acсeѕsіon capital to assert that I gеt
    in fаct enjoyed account your blоg posts. Any way I'll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently fast.

    Here is my page Instant Payday Loans

    ResponderExcluir

Yo! você deseja comentar aqui? Sem problemas! porém nós temos algumas regras que devem ser seguidas.

-Não aceitamos palavras de baixo calão nos comentários.
-Não aceitamos brigas ou insultos, tanto para os autores, quanto para os leitores.
-Você tem alguma crítica à fazer? Ótimo, nós aceitamos críticas, desde que sejam construtivas para o blog.
-Se você usar o tutorial, ou reblogar qualquer post, não deixe de avisar nos comentários!
-Sem essa de "Segue de volta?", apenas deixe o link do seu blog no final do seu comentário que com certeza eu darei uma passadinha lá.

~Ja Nee~